quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Utilização de Recursos e Ferramentas adaptadas ao Currículo Escolar

O processo de inclusão social na escola e comunidade em geral, requer cuidados e conhecimento específico por parte dos profissionais envolvidos com a Educação. As adaptações pedagógicas são ferramentas que vem auxiliar os professores que trabalham como 2º professor, professor de salas AEE (Atendimento Educacional Especializado) e também professores regentes de classes, para desenvolverem com seus alunos uma aprendizagem significativa, prazerosa dentro das habilidades e limitações de cada aluno auxiliando também nas estimulações sensoriais. Os professores da Educação Especial e professores regentes que tem em sua sala aluno com deficiência, precisam ter muita criatividade, “jogo de cintura” e contar com a utilização de recursos pedagógicos adaptados e estratégias adequadas que despertem nos alunos inclusos a motivação, vontade de aprender, superando suas dificuldades de aprendizagem.
Segundo a professora da sala AEE da E.E.B José Cesário Brasil Eliane E. Vieira: '' A flexibilidade de recursos, materiais adaptados que são oferecidos aos alunos com deficiência podem ser confeccionados na própria escola. São materiais que podem ser reciclados que depois de confeccionados tornam-se jogos e atividades enriquecedoras para a aprendizagem, estimulação e desenvolvimento dos nossos alunos com deficiência tanto para o ensino regular quanto para as salas AEE. Essa flexibilidade também ajudará na adaptação curricular tornando o conteúdo acessível a todos. A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) disponibiliza materiais adaptados para as escolas e fundações, mas nós professores comprometidos com a aprendizagem e socialização dos nossos alunos podemos fazer nossa parte”.
Sobre o desafio de trabalhar com alunos com deficiência fica claro no trecho dos autores: Bersch e Machado (2006), que consideram: A educação inclusiva traz consigo o desafio de não só acolhermos os alunos com deficiência, mas de garantirmos condições de acesso e de aprendizagem em todos os espaços, os programas e as atividades no cotidiano escolar. Por isso, o atendimento educacional especializado aparece como garantia da inclusão […].
Segundo a Diretora Ivonete de Mattia Grassi: “Os profissionais que trabalham com nossos alunos especiais, tem uma dedicação, comprometimento e desempenham com louvor a sua função. Prova disso são os materiais adaptados que produzem conforme solicitação do professor regente”.
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Texto: Eliane Edimara Vieira

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