O
processo de inclusão social na escola e comunidade em geral, requer
cuidados e conhecimento específico por parte dos profissionais
envolvidos com a Educação. As adaptações pedagógicas são
ferramentas que vem auxiliar os professores que trabalham como 2º
professor, professor de salas AEE (Atendimento Educacional
Especializado) e também professores regentes de classes, para
desenvolverem com seus alunos uma aprendizagem significativa,
prazerosa dentro das habilidades e limitações de cada aluno
auxiliando também nas estimulações sensoriais. Os professores da
Educação Especial e professores regentes que tem em sua sala aluno
com deficiência, precisam ter muita criatividade, “jogo de
cintura” e contar com a utilização de recursos pedagógicos
adaptados e estratégias adequadas que despertem nos alunos inclusos
a motivação, vontade de aprender, superando suas dificuldades de
aprendizagem.
Segundo
a professora da sala AEE da E.E.B José Cesário Brasil Eliane E.
Vieira: ''
A flexibilidade de recursos, materiais adaptados que são oferecidos
aos alunos com deficiência podem ser confeccionados na própria
escola. São materiais que podem ser reciclados que depois de
confeccionados tornam-se jogos e atividades enriquecedoras para a
aprendizagem, estimulação e desenvolvimento dos nossos alunos com
deficiência tanto para o ensino regular quanto para as salas AEE.
Essa flexibilidade também ajudará na adaptação curricular
tornando o conteúdo acessível a todos. A Fundação Catarinense de
Educação Especial (FCEE) disponibiliza materiais adaptados para as
escolas e fundações, mas nós professores comprometidos com a
aprendizagem e socialização dos nossos alunos podemos fazer nossa
parte”.
Sobre
o desafio de trabalhar com alunos com deficiência fica claro no
trecho dos autores: Bersch e Machado (2006), que consideram: A
educação inclusiva traz consigo o desafio de não só acolhermos os
alunos com deficiência, mas de garantirmos condições de acesso e
de aprendizagem em todos os espaços, os programas e as atividades no
cotidiano escolar. Por isso, o atendimento educacional especializado
aparece como garantia da inclusão […].
Segundo
a Diretora Ivonete de Mattia Grassi: “Os
profissionais que trabalham com nossos alunos especiais, tem uma
dedicação, comprometimento e desempenham com louvor a sua função.
Prova disso são os materiais adaptados que produzem conforme
solicitação do professor regente”.
Texto: Eliane Edimara Vieira
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