segunda-feira, 22 de junho de 2015

FLESC

No ano de 2015, na Escola de Educação Básica José Cesário Brasil, de Celso Ramos, SC, aconteceu o I FLESC (Festival de Leitura Escolar), iniciando com o concurso de logotipo para o evento. 
Este projeto teve como objetivo geral incentivar os jovens estudantes para o hábito da leitura, num processo permanente, melhorando sua linguagem, sua escrita, bem como ampliando sua visão de mundo.
Hoje em dia os estudantes demonstram pouco interesse pela leitura, especialmente pelos clássicos literários. Pensando em incentivá-los a ler e consequentemente a escrever melhor é que os professores de Língua Portuguesa, a Orientadora de Leitura, de Arte e de Informática desenvolveram o 1º FLESC (Festival da Leitura Escolar da EEB. José Cesário Brasil). Os alunos das séries finais do Ensino Fundamental do Núcleo Municipal Raffaela Pizzeti Suppi também participaram, com as obras de Monteiro Lobato e os alunos do Ensino Médio com vários autores renomados, como Machado de Assis, Clarice Lispector, Lima Barreto, Cecília Meirelles, Carlos Drumonnd de Andrade, José de Alencar, João Cabral de Melo Neto, José Lins do Rego, Lygia Bojunga, entre outros.
As obras lidas foram apresentadas nos dias 05, 06 e 07 de maio, no turno matutino e de diversas maneiras: além da tradicional contação das histórias, com encenações, poesias, vídeos, danças, paródias e também slides com as biografias dos autores.
Ainda no dia 05 à tarde aconteceu aqui nesta escola a Feira do Livro, aberta à comunidade. Todos os estudantes desta e outras escolas visitaram a feira e compraram livros.
Projetos como este devem ser desenvolvidos durante todo o ano, um por bimestre, pois se percebe o envolvimento da maioria dos estudantes. Acredita-se que para incentivá-los a ler, não basta “cobrar a leitura como mera atividade avaliativa”, mas permitir que apresentem aos colegas o que leram, como protagonistas, fazendo sua crítica ao livro e às histórias lidas e aguçando a curiosidade dos espectadores. 


Logotipo vencedor do concurso, das autoras: Liliane Patel, Marina Figueiró e Leandra da Silva, do 2º ano:












 




 



Texto: Sylvana Gardini Melo
Fotografias: Alessandra Bertaioli
Edição: Angela Ribeiro
Revisão: Olga Spagnoli Casassola




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para a nossa escola.

Obrigada.